Dia desses liguei o notebook, abri o youtube e puxei minha amiga pra um canto; íamos assistir 5 Centimeters per Second, um anime curtinho que eu adiava há séculos, apesar da imensa vontade de vê-lo. Pra quem não é muito versado nos famosos desenhos japoneses, essa produção é do mesmo autor de Kimi No Na Wa, conhecidíssimo por seus finais inconclusivos, histórias tocantes e animações lindíssimas que nos fazem chorar até desidratar (inclusive, pare por um segundo de ler isso aqui e vá pegar um copo d'água).

No começo o anime não passava do esperado: falava sobre Takano e Akari, dois amigos de infância que foram separados quando Akari precisou se mudar para outra cidade, muito longe de Tokyo. Os primeiros minutos são basicamente as cartas que ela manda para Takano, e então ele organizando uma viagem mirabolante para ir vê-la. Na verdade os dois estavam apaixonados.
A viagem dá certo, eles se encontram, se beijam, conversam, matam a saudade e voltam para suas respectivas cidades.
E é aí que a história sai da zona de conformidade. Eu esperava que eles continuassem apaixonados, vários acontecimentos os separassem e então, numa reviravolta mirabolante, o casal se reencontrasse e tivesse seu tão merecido final feliz!
Mas não foi o que aconteceu. Não em 5 Centimeters Per Second.
Akari não volta a aparecer por um bom tempo, e em seu lugar somos apresentados a Sumida, uma colega de Takano em sua nova escola, que está perdidamente apaixonada por ele. No entanto, Sumida sabe que o coração do garoto está preenchido por outra pessoa, e ela não está errada. Takano ainda ama Akari, e todos os seus pensamentos são dirigidos somente a ela.
Eles se formam e há uma passagem de tempo.
Somos apresentados a um Takano adulto, que ainda sofre pelo amor de infância. Bem sucedido e cultivando sua amizade com Sumida, ele ainda assim se sente deprimido e sufocado pela falta de Akari.
"O tempo passa e minha ansiedade aumenta."
"Meu coração está preenchido, e não há nada além de dor nele."
"Para onde foram todos os meus sonhos?"

É suposto que nesse momento as coisas fossem melhorar, nossa heroína surgisse do nada e fizesse tudo acabar bem. Mas é Sumida que dá suporte ao protagonista, e ela escolhe essa hora, depois de anos, para se declarar. E Takano diz não. Não porque mesmo depois de anos e anos, seu coração ainda pertence a um fantasma do passado.
É aí que Akari finalmente aparece, e também foi nesse momento que deixei escapar gritinhos de menina que ainda acredita em finais felizes. Para minha profunda decepção, Akari está prestes a se casar com outro homem. Ela não esqueceu Takano, mas agora pensa nele com a saudosa lembrança que se dirige a um amigo muito querido, e está apaixonada.
Os dois se cruzam nas ruas movimentadas da cidade, olham para trás, mas Akari continua seu caminho. E Takano decide que também deve seguir o dele.

Esse anime tocou meu coração de uma forma muito especial, e sinto que não poderia tê-lo assistido em melhor momento.
A gente sempre espera um final feliz, um príncipe ou princesa num cavalo branco, e tendemos a achar que o sofrimento dos personagens sempre merece uma recompensa. "Poxa, ele esperou por ela todos esses anos. Ele merecia ser feliz." ou "A Sumida sempre esteve lá por ele, por que ele não deu uma chance a outro amor?".
Mas as coisas não são assim. É sabido que as pessoas não ficam para sempre, e nem têm a obrigação de ficar.
Takano não pôde escolher entre amar ou não Akari, assim como Sumida não pôde controlar seus sentimentos quanto a ele. E Akari... bem, às vezes abrir mão de um amor e seguir em frente é simplesmente necessário, por mais doloroso que possa ser.
Todos vão sobreviver, e depois de algumas décadas os corações partidos se tornarão apenas histórias para contar na mesa do bar ou no jantar de família.
No fim do dia todos aguentamos mais do que achamos conseguir. 5 Centimeters Per Second está aí para mostrar que nem todas as histórias têm um final perfeito, e que antes do tão estimado final feliz, existem as paixões que não dão certo, os corações partidos e as lições que aprendemos dando cabeçada na parede.
fiquei morrendo de vontade de assistir, é um tema que tem sido recorrente em minha vida pessoal, e grita para ser solucionado.
ResponderExcluirobrigada!
e your name é maravilhoso, de morrer de chorar.
Excluirai eu já assisti a esse anime e eu me senti muito uma pamonha porque eu nao conseguia parar de chorar vksjdksjdks' eu não costumo chorar muito ou ficar muito sentimental, então foi muito louco. tu já assistiu garden of words? é muito bom e tem na netflix também!! de qualquer forma, eu gosto da pegada realista e profunda que ambos os filmes têm (e desculpa kimi no na wa, mas eu prefiro eles)
ResponderExcluirbeijo!!
woop woop, chegou um delivery de PDF!! :)
Excluirhttp://lelivros.love/book/baixar-livro-minha-versao-de-voce-christina-lauren-em-epub-mobi-pdf-ou-ler-online/
A mensagem é importante porque diz pra gente seguir em frente. Nós temos muita relutância em fazer isso! Farei um pequeno adento ao dizer: os 5cm/s das flores de cerejeira é o tempo que nos parece tão eterno de sofrimento mas que, comparado ao tempo do universo, não significam nada. Tudo passa!
ResponderExcluirAo mesmo tempo que fiquei com vontade de assistir, meu coração se quebrou só de ler :(
ResponderExcluirP.S: Não sei se você vai lembrar do seu comentário no meu blog sobre o Rata de Biblioteca, mas de qualquer forma, vim aqui te dizer que JAMAIS um comentário me fez tão bem como aquele seu. Fiquei muito feliz de ler sua história com os livros e de saber que tem mais gente que não conheço pessoalmente se esforçando pra manter as bibliotecas vivas. De verdade, muito obrigada por ter escrito aquilo! <3
Limonada
Esse filme... faz um tempão desde que assisti. Eu ainda não sei o que eu entendi e o que eu não entendi.
ResponderExcluirMas realmente é um anime incrível. Um filme espetacular de bonito e com uma história que foge do clichê e joga a verdade na cara em um tapa só.
Adorei teus comentários sobre.
Até
Oieeee! Lembro de você, e tu teve um blog antes onde eu era bem ativa lá.
ResponderExcluirPois bem, aqui está eu ksjhkjfdh
EU AMEI SUA RESENHA! AMEI ESSA HISTÓRIA! QUERO ASSISTIR! Tô quase chorando com suas palavras finais, meu Deus, que triste!
E amei ver os gifs, a arte do anime parece ser linda.
Preciso mesmo ver dfjkgdhfjgkfh
http://margineus.blogspot.com este blog fundo de quintal voltou
Lembro que vi esse filme em 2 partes q dormi na metade (mas de sono, não de tédio haha") ele tem uma dinâmica meio lentinha, mas é bem interessante. Bem real, pra falar a verdade, sem muitas idealizações.
ResponderExcluirAdorei tua análise/recomendação! <3